Estreou no último sábado, dia 27, o filme “THIS IS CANOAS, NOT POA!”, de Wender Zanon. O documentário é um relato sobre música, construção coletiva, amizade, underground, cultura e a importância da manutenção de espaços para arte. São 60 entrevistados que relatam algumas das principais atividades do rock underground nos últimos 40 anos da cidade de Canoas. Mesmo com perspectivas diferentes, essas pessoas nutrem um amor em comum pela música.
O documentário está disponível no youtube: https://youtu.be/s9QQOOeqh0w
* Aqui tem um material do filme para download com fotos, cenas do filme, teaser e cartaz: https://bit.ly/31t7BgO
Ficha técnica:
Direção, produção, roteiro e pesquisa: Wender Zanon
Produção executiva e Co-autoria: Roger Neres
Direção de fotografia e câmera: Renato Chama
Assistente de câmera e captação de som: Izza Balbinot
Montagem e finalização: Pedro Rheinheimer
Direção de arte: Daniel Hogrefe
Mixagem e masterização: Jonas Adriano
Suporte de pesquisa: Gabriela Garcia
Já nesta quinta-feira, dia 1º de abril, às 19h, ocorre um debate sobre as atividades culturais e a cena artística que marcam a Região Metropolitana e o Interior. Intitulado Cultura Fora da Capital, o bate-papo contará com a presença de Wender Zanon, diretor do filme, Edson Kah, gestor e comunicador da Rádio Armazém e terá mediação de Vitória Titton, Auxiliar de Cultura e Lazer do Sesc Canoas. A atividade será transmitida às 19h no Instagram do Sesc Canoas e não necessita inscrição prévia.
Debate Cultura fora da capital
Data: 01/04 (Quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Instagram do Sesc Canoas (www.instagram.com/sesccanoas)
Participantes: Wender Zanon, diretor do filme This is Canoas, not POA e Edson Kah, gestor e comunicador da Rádio Armazém
Mediação: Vitória Titton, Auxiliar de Cultura e Lazer do Sesc Canoas
Curiosidades
O filme revive diversas memórias que compõem um painel universal do cotidiano de qualquer pessoa envolvida com cultura em alguma cidade suburbana. Não é um filme sobre nostalgia, mas sim sobre valores em comum e, principalmente, esperança. Antes do começo das filmagens, foi realizada uma pesquisa prévia para mapear os personagens e momentos do filme. Essa primeira pesquisa contou com a participação de 128 pessoas que citaram 342 bandas e 88 espaços de shows. A produção do filme iniciou em agosto de 2020.
Sinopse(Por Daniel Villaverde, músico, pesquisador musical e radialista)
Canoas é considerada por muitos, especialmente para os não canoenses, como uma cidade dormitório. Cidades de regiões metropolitanas normalmente são rotuladas assim por causa dos trabalhadores que se deslocam diariamente para trabalharem na capital. Nesse ir e vir, muitas vezes, ideias são pensadas e a criatividade aflora. Creio que isso é uma das razões por essas cidades terem sempre uma cena cultural efervescente O Documentário “This is Canoas Not POA” deixa isso bem claro: Canoas tem muito a mostrar no que se diz a uma cena musical independente, plural, criativa, e o mais importante, unida. Bandas, casas noturnas, estúdios, produtores, lojas de discos. Tudo que uma cena musical necessita para ser formada está muito bem documentado aqui. Assista e faça sua própria cena, monte sua própria banda!
Financiamento
Produção realizada com recursos do Governo Federal através da lei no 14.017/2020, administrados pela Prefeitura de Canoas, que dispõe de ações emergenciais destinadas ao setor cultural objetivando minimizar o impacto causado pela pandemia por coronavírus.